terça-feira, 28 de abril de 2009

28 de ABRIL DIA DA EDUCAÇÃO

A educação no Brasil tem muito o que comemorar, e o que não comemorar também. Os dados estatísticos mostram mais crianças na escola, o Brasil esta mais alfabetizado, atingimos numero recordes de jovens nas faculdades, melhorando o ideb da maioria dos municípios brasileiros, nunca se investiu tanto na educação, porem, continuamos Votando em políticos corruptos, devastando o meio ambiente, passivos diante da violência, mas porque? A aprendizagem em nossas escolas está sendo de uma formação do ser humano ou meramente informativa? Alguns conceitos e valores estão deixando de ser ensinados, e quem não aprende não prática.
Os jovens menos preocupados em melhorar o mundo e mais interessados em seu crescimento individual, sabendo que há um convívio social e complexo no mundo.
No dia que se comemora a educação devemos celebrar as conquistas e vitórias , contundo há uma necessidade constante de reflexão para além dos conceitos que nos são apresentados. "Não deixa a vida nós levar"...como diz a canção, que conduzamos nossa vida com responsabilidade, profissionalismo, e consciência de que estamos no caminho certo.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

ENCONTRO SOBRE ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS



Na ultima sexta feira, 24 de Abril, O Secretário de Educação Marcio Weliton Nascimento e o Coordenador Fernando Macedo participaram de um encontro em Camaçari sobre a IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS. O encontro foi realizado pela Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Ministério da Educação(MEC). O encontro foi bastante dinâmico, ministrado por uma das actuantes no processo de elaboração da Implantação do ensino fundamental de 9 anos. Muitas duvidas foram sanadas, e a percepção de que essa mudança deve ser realizada tanto pedagógicamente falando como legalmente, pois o prazo encerra em 2010. A partir desse encontro sentiu-se a necessidade de realizar palestras para divulgação e debate com a rede municipal de educação , que está inserida em todo esse processo, sobre essa implantação, as mudanças do novo ensino fundamental etc. Breve a rede de educação receberá informações sobre essas palestras.
.