sexta-feira, 22 de maio de 2009

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ADERE AO PROGESTÃO



O pro-gestão é um programa do governo federal em parceria com o governo do estado que promove um curso de gestão escolar destinado a gestores, coordenadores e secretárias das escolas públicas.
O curso é muito interessante, traz uma carga horária densa com 360h, com encontros presenciais mensais de 8h e atividades a serem realizadas nas escolas. A metodologia é apresentada através de módulos, e um ambiente virtual de aprendizagem, se assemelhando aos cursos superiores a distância.
O objetivo do curso é promover a democratização da gestão escolar tornando-a mais participativa e próxima da comunidade.
O município de capela estará recebendo o curso e estará realizando através da secretaria municipal de educação, tendo como Tutora do Curso a Diretora Pedagógica Cleidenalva Oliveira.
Esperamos que este curso venha a contribuir para melhoramos os sistemas de gestão na escolas, promovendo a participação e democratização das ações tais como: criação de colegiados escolares, grêmios estudantis, associação de pais e mestres, projetos sociais, culturais e esportivos entre outros.

Acesse a pagina do programa:http://www.sec.ba.gov.br/progestao/progestao.htm

Informações: smecaa@hotmail.com
75 3690-2221

3º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO - GT CODES

Aconteceu no dia 14 de Maio o 3º encontro com o GT - Grupo de Trabalho de Educação do CODES-Comitê de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Jacuípe, na cidade de Várzea do Poço. Participaram do encontro 13 dos 14 municípios que fazem parte do território da Bacia do Jacuípe , com uma participação expressiva sentindo apenas a ausência do Município de Nova Fátima.
As cidades foram bem recepcionadas com com apresentações culturais de uma ONG local. Esteve presente também o prefeito da cidade que cantou algumas músicas para surpresa de todos.
O encontro discutiu sobre o projeto da educação contextualizada que será adotada pelo território da bacia do Jacuípe, com a inclusão de uma disciplina que traz o debate e a reflexão sobre as regionalidades do campo proporcionando o convivio social do homem e sua identidade regional. A cidade Varzea do Poço apresentou uma exiperiencia que deu certo com o projeto Caritas que será incluido no projeto.
Aconteceu a realização da indicação da coordenação do GT de Cultura, tendo como Articulador do GTl o Secretário de Educação de Pintadas Carlos, 1ª secretária Secretária de Educação de Baixa Grande Joanita, e 2º Secretário Coordenador da Secretária de Educação de Capela Fernando Macedo.
A coordenação do GT de Educação será responsável pela articulação, comunicação, planejamento dos encontros.
Houve também um debate sobre o piso salarial nacional do professor, e sobre as leis municipais e suas particularidas.
Ao final do encontro discutiu sobre as Conferências Municipais de Educação que serão realizadas ate dia 30 de Junho, no proximo encontro haverá a socialização dos resultados obtidos.
Este encontro acontecem mensalmente com secretários, coordenadores e tecnicos das Secretárias Municipais da Bacia do Jacuípe.

Fernando Macedo

segunda-feira, 4 de maio de 2009

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA REDE EDUCAÇÃO


A Secretaria de Educação Municipal com o objectivo de diminuir a distância entre ações, desenvolvimento educacional e a relação com nossa rede de educação foi implantado um sistema de avaliação de nossas ações, bem como a auto-avaliação docente.

As avaliações estarão sendo enviadas as escolas e juntamente os docentes estarão dialogando e realizando da forma mais interessante em comum acordo de todos.

O sistema de avaliação será realizado através de conceitos e Justificativas.


São 2 tipos de avaliação:
01 para o Docente avaliar;

Esta contem 3 Critérios para o docente avaliar;

* Gestão Escolar (ações do Diretor)

* Coordenação Pedagógica (ações do Coordenador)

* Secretaria de Educação (ações da Secretaria subdividida em diretores, repartições e Secretário).


01 para o docente ser avaliado e se auto-avaliar.


Esta contém 2 critérios de avaliação:

* O professor irá realizar uma auto-avaliação de suas ações.

* O coordenador Pedagógico fará a mesma avaliação das ações do professor.


Esta avaliação não terá fundamentos pedagógicos, apenas dos processos educacionais.

É muito importante a realização dessas avaliações, pois servirá para nortear as ações na educação, melhorando, modificando, implantando para favorecer o desenvolvimento do ensino.


Através desta avaliação os docentes tem a oportunidade de manifestar suas criticas, elogios e propor soluções para dinamizar democraticamente as ações da Secretaria de Educação.


Fernando Macedo