terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ENCONTRO DO PAR (Plano de Ações Articuladas) EM CAPELA


O Plano de Açoes Articuladas do governo federal tem como objetivo traçar metas de ações e investimentos nas diversas áreas, uma delas é a educação, através do PAR o Minstério da Educação efetivará suas ações junto as Prefeituras Municipais, com o monitoramento o município apresentará os avanços e encaminhamentos das ações.
Nos dias 14 e 15 de Janeiro de 2010 a técnica regional do PAR Camila Gonçalves esteve presente em Capela juntamente com um grupo de trabalho de professores para dar encaminhamentos e analisar como está o PAR de nosso município.
Através deste é possível estar presente mais de 40 projetos e programas para educação do município.
Esteve presente na comissão: O Secretário de Educação Márcio Weliton, as professora Luciene Rios Mª Bernadete Santos, os coordenadores: Cleidenalva Oliveira e Fernando Macedo e a diretora Daisy Almeida.
Será formado um comitê para acompanhar e monitorar as ações do PAR,bem como apresentar a sociedade Capelense o desenvolvimento das ações.

PROJETO ARTE EDUCAÇÃO - BACIA DO JACUÍPE

ARTE PELA EDUCAÇÃO


“A arte mais importante do mestre é provocar a alegria da ação criadora e do conhecimento”.

Albert Einstein



Historicamente, a educação e a arte têm uma profunda relação, pois foi a serviço da educação que a filosofia se interrogou pela primeira vez sobre a natureza da arte. No contexto geral, a arte era compreendida como uma atividade poética, atualmente é importante que compreendamos o sentido do fazer artístico.

Aprender Arte envolve, além do desenvolvimento das atividades artísticas e estéticas, apreciar arte e situar a produção da arte de todas as épocas nas diversas culturas.

A partir desse conhecimento o projeto “Arte pela Educação na Bacia do Jacuípe” proporciona para 13 municípios oportunidade de conhecer e experimentar processos criativos em linguagens da arte. O referido projeto realizou sua 1ª etapa na cidade de Pintadas, no período de 17/10/09 à 17/12/09, abordando os seguintes temas:

· Panorama do Ensino de Arte no Brasil;

· Cultura infantil;

· Formação nas linguagens Artísticas: Teatro, dança e artes circense;

· Formação nas linguagens artísticas: Literatura, artes visuais e música;

· Arte, cultura e identidade;

· Montagem coletiva de espetáculo.


Os arte-educadores de Capela do Alto Alegre-BA, que estiveram participando do projeto

foi: Ana Rita, Jaconide e Luciene, os mesmos comentam que foi de grande relevância suas participações, pois além de experiências compartilhadas, descoberta realizada, socialização dos conhecimentos produzidos, surgimento de novas amizades, com certeza hoje um novo olhar acerca do ensino de arte-educação.

“Agora aguardamos a 2ª etapa com muito entusiasmo”, comenta os arte-educadores.