terça-feira, 14 de dezembro de 2010

In Memorian - Professora Zenilda

SAUDADES...



Sabedoria é se permitir descobrir, reconhecer a importância de aprender o novo, abrir seu coração para sentir e ouvir... permanecer em silêncio, observando os passos da mente, as fragrâncias, os lugares escondidos dentro do seu ser... ouvir antes de falar, sorrir antes de chorar, permanecer quieto para ouvir o outro. Ser assim é difícil, exige um ser humano maior, que desperta o amor em si e em seu semelhante, que busca criar um mundo melhor para si e para os outros.

Capela do Alto Alegre perdeu ontem um ser humano desse porte, que viveu buscando o melhor para si mesma e para a Educação em sua terra natal. Professora ZENILDA FERNANDES DOS SANTOS FARIAS, mais conhecida como Tia Zenilda por todos, batalhou junto a uma equipe para construir o que hoje é o Colégio Joaquim Machado. Atuou como Secretária de Educação e Saúde deste município. No Colégio Joaquim Machado sempre foi presente como professora, muito amada e respeitada. No Povoado de Ipiraí, atuou como diretora do Colégio Joana Rios, onde cultivou amigos que a amavam incondicionalmente e deixou uma estrutura educacional digna de ser seguida por todos. Em todos os lugares que esteve, deixou sua marca, pois era admirada principalmente por seu otimismo, sorriso sempre presente nos seios da face. Uma alegria de viver que contagiava a todos que a rodeavam. Um exemplo de vida, força, coragem, fé em DEUS e também nos homens, pois ela sempre via o ser humano com os olhos ternos, confiantes que o dia seguinte seria melhor, que valia a pena acreditar. Entendia que a educação era o meio de se fazer uma sociedade melhor, mais humana, e tentava fazer com que todos à sua volta também vissem assim.

E foi imbuída desse espírito que ela se foi, deixando em todos que a conheciam duas sensações distintas: a primeira enche nosso peito de orgulho por tê-la conhecido, convivido e aprendido tanto. A segunda enche o peito com um vazio enorme, pois perdemos um ser humano ímpar, que nos deixa a lição: precisamos ser mais humanos, crentes, alegres e viver cada dia como se fosse o último, porque essa é a grande realidade da vida. A incerteza dos acontecimentos. E a certeza de que cada minuto é precioso demais para perdermos com bobagens e coisas pequenas. Porque sábio é aquele que diz sim para a vida, que vive e sabe viver.



Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Capela do Alto Alegre – BA.