sexta-feira, 29 de julho de 2011

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZXOH-2ZFeySOIoxN2v3pa9pEL_6dB6spokWO2siUNSgZTGnrFiSuqzyWDlAU9kAjyU8h4yPoG6JtXfO1wisFwCPUVVUgWG5ZAn_hibKWxjmD_QUKTLe_ezmGeq9DnyZtw9xiThuepngJH/    Aconteceu no dia 28 de julho o encontro de apresentação do Programa Escola Ativa com os professores das escolas do Campo. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e foi realizado pela Coordenadora do Programa no município: Maria Creusa Santos juntamente com a coordenadora pedagógica das escolas do campo Lucineide dos Santos.
As escolas participantes do Programa são: Aurino Moreira (Vargem Queimada), Bernardo Feliciano (Loja Mota), Melquíades Feliciano (Cajueiro), e Paulo José ( Chico Tibucio).
No encontro houve a apresentação do projeto e os materiais didáticos que serão utilizados pelos professores e escolas.

Entenda o Programa:
http://www.taua.ce.gov.br/noticias/imagens/20090820090655.jpgO programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES - PROGRAMA ALFA BAHIA

Aconteceu nos dias 26 e 27 de julho na cidade de Feira de Santana o encontro de formação professores, que atuarão como formadores municipais, os professores formadores de Capela do Alto Alegre são Cileide e Angela Magna, que estiveram reunidos no polo de Feira de Santana, para conhecer a proposta e o objetivo do Pacto com Municípios, ação da Secretaria da Educação do Estado, que foca o primeiro compromisso do Programa Todos pela Escola: alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade e extinguir o analfabetismo escolar.


No encontro de formação, foi apresentada aos professores a metodologia de alfabetização e eles receberam o material didático para alfabetizar letrando. A Formação vai contribuir muito para o município. “É um método de alfabetização diferenciado, todo pautado no letramento. Ele possibilita que a criança aprenda não apenas a decodificar as letras, mas também a fazer uma leitura de mundo, como preconizava Paulo Freire”
Todos pela Escola – Para nortear suas ações e envolver a comunidade escolar e a sociedade, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolveu o programa Todos pela Escola, que estabelece 10 compromissos e metas. Além disso, o programa propõe que governo, sociedade, pais, professores e gestores estejam juntos para garantir aos estudantes o direito de aprender.
Em breve acontecerá a formação nesta metodologia com os professores de 1º ano de nosso município.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Comissão elabora Plano Municipal de Educação

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5Yqh6yoauMz1auxb61fhkBVQ8K3rHw1_QQSu0FAUx8VHCOJhkwtCxdrcpJK1-oncyuTeUByZ9iOHh0ORJctR-DUEz3IWFRmbXRB-HXk8XQSRqWXeUiVjNsWcWAzmn-v4sqNvSb0gjBSU/s1600/F%C3%93RUM.JPGA Comissão de elaboração do Plano Municipal de Educação – PME, reuniu-se nesta sexta –feira (22.07), sendo o terceiro encontro onde foi discutido, a elaboração da primeira parte do PME, o diagnóstico do município. Esta primeira parte incluía os seguintes itens:

1. Aspectos históricos do município;
2. Aspectos geográficos;
3. Aspectos econômicos;
4. Aspectos culturais

      Participaram da reunião o coordenador do PME , os professores Jailton Macedo, Lucivânia e Jaconide do Carmo, as gestoras escolares  Cristina Cardoso e Daisy Figueredo, os coordenadores Fernando Macedo e Cleidenalva Lima.
http://aprendiz.uol.com.br/resources/noticias/congressos/_0609/220609b.jpg      A próxima etapa a ser elaborada e analisada será o diagnóstico da educação do município, começando pela educação infantil. È de fundamental importância a elaboração deste plano que traçará metas para a educação de nosso município para os proxcimos 10 anos. Qualquer pessoa que esteja interessado em participar da elaboração, basta procurar a Secretaria Municipal de Educação e será inserido na comissão.