quinta-feira, 10 de março de 2011

Começa levantamento sobre situação física das escolas públicas


Começaram as capacitação de técnicos e gestores educacionais sobre o uso de um novo sistema elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que vai reunir num banco de dados informações sobre a situação da infraestrutura de todas as escolas públicas brasileiras.

Nos dias 24,25 e 26 de Fevereiro participaram em Salvador desta capacitação o coordenador Fernando Macedo, o operador de sistemas Roberto Cesar e um técnico para engenharia que serão responsáveis pelo levantamento local das escola de Capela.

Na capacitação, os técnicos aprenderam como trabalhar em campo, verificando as condições locais e inserindo os dados no sistema. O Levantamento da Situação Escolar (LSE) é acessível pela internet em www.fnde.gov.br. Os dados balizarão políticas públicas e ajudarão estados e municípios a melhorar a gestão escolar. Com base nos dados armazenados, o fundo poderá verificar, por exemplo, se o pedido de recursos para reformar uma unidade de ensino é compatível com a real situação da escola.

Os técnicos também aprenderam a preencher formulários informando a situação de equipamentos, mobiliário, salas de aula, banheiros e refeitórios. Além disso, também saberão como inserir os dados no sistema.

Os recursos destinados ao PAR (plano de ações articuladas) serão utilizados neste sistema para reformar as escolas do município. Vamos aguardar que todas as escolas sejam contempladas com as reformas tão necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário