quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pacto Todos Pela Escola - Programa de Alfabetização


Aconteceu em Salvador nos dias 18,19,20 a apresentação do Plano de Alfabetização do programa “Pacto Todos Pela Escola”, em cooperação de Estado e Municípios. O primeiro compromisso do pacto é: Alfabetizar todas as crianças ate os 8 anos de idade, e por isso o governo do estado em parceria com o município lançou este programa de Alfabetização.

O programa é baseado na metodologia utilizada no estado do Ceará que trouxe resultados bastante significativos na educação daquele estado e mudando a situação dos municípios que ate então era critica em alfabetização e letramento.

Não basta apenas ensinar a ler, é preciso alfabetizar letrando, com essa perspectiva, o pacto irá utilizar essa metodologia de alfabetização. O programa consiste em ter 1hora e meia somente e exclusivamente para alfabetização e letramento nas turmas de 1º ano, com sequencias didáticas propostas em cadernos para o aluno disponibilizados pelo estado, juntamente com um caderno de atividades e orientações utilizadas pelo professor. A leitura vai estar bastante presente também, com uma coleção de livros infantis, cartazes e cartelinhas.

A primeira etapa foi a realização da Provinha Brasil para traçar a situação das turmas e das escolas, entender onde deverá intervir com mais ou menos intensidade e objetivar as ações. Em seguida haverá formação para os professores do 1º ano para a utilização da metodologia de alfabetização do programa.

O objetivo é que até 2014 possamos ter traçado um avanço na alfabetização, chegando esses alunos até o fundamental I e ensino médio com habilidades de leitura e interpretação compatíveis a sua série, melhorando assim o IDEB da escola e principalmente a qualidade de educação recebida e evitando programas como o Topa que demonstra o analfabetismo no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário