terça-feira, 24 de janeiro de 2012

APROVAÇÃO DOS ALUNOS AUMENTA PELO 3º ANO CONSECUTIVO



           Pela terceiro ano consecutivo o desempenho escolar de Capela melhorou, os índices apresentam um comportamento de melhoria não apenas nos dados estatísticos mas também na qualidade de ensino quando equiparados ao Ideb das escolas e resultados da Prova Brasil.
            Na reportagem do ano passado divulgamos que o resultado de Capela ficou quase estável, porem pela aferição do INEP/MEC apresentou um aumento, portanto os dados apresentados são prévios e podem sofrer modificações após os dados oficiais do Inep, a margem de erro deve oscilar entre 1,5 e 2,0 %.

            Vamos as analises:As escolas municipais apresentaram ótimos índices de aprovação, porem o maior problema ainda nas series iniciais e também na series finais do ensino fundamental ainda é o abandono, que cresceu em escolas dos povoados antes com taxas bem menores. A 5ª série  novamente foi constatado um altíssimo índice de abandono. O que demonstra que os próximos desafios será do combate a evasão, promoção de ações para que os alunos não deixem as escolas. O aproveitamento está se consolidando sendo assim o abandono é ainda o "vilão" das escolas de Capela, observem que aqui não incluem as taxas do EJA - Educação de Jovens e Adultos por ser uma modalidade especial e de correção escolar. Se observar os dados do Eja o abando se tona desastroso com escolas de ate 70% de abandono.
         A reprovação ainda é muito presente nas escolas, contudo esta entre 5% e 10% o que está em uma margem bem próxima do "aceitável".
      O maior destaque do ano de 2011 foi a escola Manoel Geraldo que apresentou uma ótima recuperação no desempenho escolar em relação ao ano anterior, porem o abandono ainda é o mais alto do município. Todas as escolas houve aumento na aprovação com exceção de: Cassimiro Rodrigues e Carneiro Ribeiro que houve uma pequena queda, devido ao amento no abando nas séries finais do ensino fundamental. As taxas de abandonos estão bem baixas nas series iniciais, o que torna o problema que há necessidade de ações está na series finais.
       Analisar estes índices é importante, porem apenas isto não basta, é necessário planejar ações visando melhorar onde a escola apresenta maiores problemas, seja reprovação observando a série ou disciplina, seja o abandono identificando as causas da desistência dos alunos..
Abaixo apresentamos os dados, com rankings das escolas.

RANKING DE APROVAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS - 2010

1. Joana Rios – 92,3%
2. Paulo Freire – 91,5%
3. Darcy Ribeiro – 90,0%
4. Jairo Carneiro - 88,5%
5. Carneiro Ribeiro – 81,3%
6. Cassimiro Rodrigues – 81,1 %
7. Manoel Geraldo – 74,5%
Ensino Fundamental I: Joana Rios - 98,8%
Ensino Fundamental II: Darcy Ribeiro - 86,8%
Maior aumento Percentual na aprovação: Manoel Geraldo: 2010 – 63,1% para 74,5% (aumento de 11,4%)
Maior queda percentual na aprovação: Carneiro Ribeiro:  2010 – 86,0% para 81,3% (queda de 4,7%)

Menor taxa de abandono: Joana Rios – 0,7%
Maior queda no abandono: Cassimiro Rodrigues - 5,6%

 
 

Dados: Atas de resultados Finais/ Secretaria Municipal de Educação
OBS: Os dados apresentados são dados prévios e estão sujeitos a alterações após aferição do Inep/Mec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário