quinta-feira, 29 de outubro de 2009

INTERNET BANDA LARGA NAS ESCOLAS DE CAPELA


Foi assinado ontem (26), na sede da Operadora de Telefonia Oi, em Salvador, um convênio entre a telefônica e as prefeituras de dez municípios baianos que serão beneficiados com a concessão de serviços de banda larga nas escolas públicas urbanas. Segundo o convênio, o MEC vai entregar 10 computadores para cada escola e a Oi oferecerá o serviço gratuito de internet.

Estiveram presentes os prefeitos de Aiquara, Capela do Alto Alegre, Riacho de Santana, Varzedo, Mairi, Rodelas e Serrolândia, o vice-prefeito de Teixeira de Freitas e o secretário de educação de Serra do Ramalho. O prefeito de Correntina, outra cidade beneficiada, assinou o convênio na semana passada.

O Programa, que tem duração até 2025, vai beneficiar cerca de 55 mil escolas até 2010, em todo o país. A concessionária de telefonia deverá levar, até dezembro de 2010, a rede de banda larga para a sede de todos os 5.565 municípios brasileiros.

Para o deputado Daniel Almeida, autor da indicação junto à operadora, o acesso à universalização do conhecimento, proporcionados através da internet é fator preponderante para democratização da informação. "Não é admissível perceber um Brasil em desenvolvimento sem democratizar o acesso à informação, e a internet é uma destas importantes ferramentas", destacou.

Dr. Ney, prefeito de Capela do Alto Alegre, afirmou que a assinatura do convênio é a possibilidade de levar cidadania digital aos estudantes do seu município. "A expectativa é que este número venha a crescer, fazendo com que as distâncias entre os nossos alunos e os alunos de outras cidades, diminuam", comemorou. O pequeno município de Capela do Alto Alegre, fica a 235 km de Salvador, possui cerca de 2.200 alunos na rede pública, e terá 2 escolas beneficiadas pelo programa.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CALENDÁRIO 2010 - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura mais uma vez inova trazendo o calendário escolar 2010 para os professores participarem na sua construção.
Analisando a estrutura organizacional das aulas, levando em consideração o direito de 200 dias letivos para nossos alunos, a Secretaria apresenta 04 propostas de calendário escolar para 201o e a livre apresentação de outra proposta pelas escolas que não esteja contemplada nas 04 anteriores.

Vote e participe da escolha do calendário 2010! Ao lado esquerdo há a enquete de votação!

As propostas foram encaminhadas por e-mail! Clique em cima da imagem e veja aqui tambem as propostas apresentadas!

PROPOSTA 1

PROPOSTA 2
PRPOSTA 3PROPOSTA 4



terça-feira, 20 de outubro de 2009

PROVA BRASIL EM NOVEMBRO


As escolas estão ansiosas para a realização da Prova Brasil, uma avaliação institucional do Ministério da Educação que verificará o nível da qualidade de ensino nas escolas do país.
Este ano foi ampliado a aplicação para as escolas da Zona Rural.
As provas serão aplicadas nas turmas de 4ª e 8ª séries e analisará através de provas de Língua Português e Matemática, os conhecimentos adquiridos para cada modalidade de ensino.

O coordenador Fernando Macedo da Secretaria Municipal de Educação será o responsável pela aplicação nas turmas do município o que seguirá um cronograma de aplicação, veja abaixo como será:



23.11 - Carneiro Ribeiro
24.11 - Joaquim Machado
25.11 - Cassimiro Rodrigues/Manoel Geraldo
26.11 - Joana Rios
27.11 - Jairo Carneiro

Vamos melhorar o Ideb de nosso município!!


Construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentavel

Nos dias 15 e 16 de Outubro na cidade de Baixa Grande, aconteceu o encontro dos grupos de trabalho do CODES da Bacia do Jacuípe com o objetivo da elaboração e construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável, desta forma os municípios da bacia do Jacuípe se fortalecerão como terrritório de identidade e com ações para o desenvolvimento da região.
O prefeito municipal Dr. Ney - que faz parte do comitê gestor do Codes - esteve presente junto com a comitiva de Capela (Secretário de Desenvolvimento Econômico, Diretor de Cultura, Diretor de Meio Ambiente, Diretor de Agricultura e Coordenadores Pedagógicos).

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR!!!!

"Professor é profissão. Educador é vocação" (Salomão Becker)



Oração do Professor


Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar

e por fazer de mim um professor no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e

te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia,

mas é gratificante ver os objetivos alcançados,

na graça de servir,

colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas

exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e

comunicador para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste

trabalho iluminando-lhes o caminho .

Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e

por fazer de mim um educador hoje e sempre. Amém!



Você sabe como surgiu o Dia do Professor?



O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.



No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".



Fontes: Site www.diadoprofessor.com.br Site www.unigente.com

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Construção do Colégio Estadual

É com satisfação que este blog recebe a noticia do Exm Prefeito Claudinei Xavier a notícia de que a construção da escola Estadual de nosso município iniciará suas obras na próxima segunda-feira(05.10).
Uma conquista de todos nós que favorecerá a melhoria na qualidade de ensino de nossa cidade. Assim como a construção do Fórum e da estrada Capela-Nova Fátima que está a todo vapor acreditamos que a escola também seja uma construção responsável e quem sabe talvez em 2010 já possamos ver as aulas iniciadas na nova escola.
Estas obras para chegarem ao nosso município requer muito dialogo e articulação com o governo estadual, visto que todos municípios querem obras deste tipo, desta forma parabenizamos os esforços da Prefeitura Municipal na pessoa de nosso prefeito por esta articulação política com o governo estadual.
Que venham mais obras!!Ganha nós, ganha o município!!

Construção do Plano Municipal de Educação

Com o apoio do PROAM(Programa de Apoio aos Municípios) da Secretaria do Estado, o município de Capela está em um momento de construção do PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-PME, um planejamento de ações e metas para educação nos próximos 10 anos.
Na ultima terça-feira foi realizado a primeira capacitação para elaboração deste plano, estiveram presentes alguns membros da Comissão Executiva responsável pela coordenação da elaboração do PME.
Neste encontro apresentou como elaborar a primeira parte que seria o diagnóstico do município e da educação, apresentado aspectos históricos, geográficos, culturais etc, bem como as estatísticas e situação da educação de Capela. Após a elaboração será apresentado ao Conselho Municipal de Educação e em uma Conferencia a Comunidade Local para participação com sugestões, alterações e aprovação do plano.
A Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal já está em processo de elaboração e em breve será apresentado aqui no blog a primeira parte do PME.
Participem também dessa construção que envolverá todos da comunidade civil e escolar.


COMISSÃO EXECUTIVA:

Abimael Oliveira Rios - Diretor do Centro Educacional Manoel Geraldo
Daisy Allmeida Figueredo - Representante dos diretores escolares
Fernando Macedo - Coordenador da Secretaria Municipal de Educação
Jailton Macedo - Representando professores da rede municipal
Márcio Weliton Oliveira - Secretário Municipal de Educação
Marcson Carneiro - Presidente do Conselho Municipal de Educação