terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PROJETO ARTE EDUCAÇÃO - BACIA DO JACUÍPE

ARTE PELA EDUCAÇÃO


“A arte mais importante do mestre é provocar a alegria da ação criadora e do conhecimento”.

Albert Einstein



Historicamente, a educação e a arte têm uma profunda relação, pois foi a serviço da educação que a filosofia se interrogou pela primeira vez sobre a natureza da arte. No contexto geral, a arte era compreendida como uma atividade poética, atualmente é importante que compreendamos o sentido do fazer artístico.

Aprender Arte envolve, além do desenvolvimento das atividades artísticas e estéticas, apreciar arte e situar a produção da arte de todas as épocas nas diversas culturas.

A partir desse conhecimento o projeto “Arte pela Educação na Bacia do Jacuípe” proporciona para 13 municípios oportunidade de conhecer e experimentar processos criativos em linguagens da arte. O referido projeto realizou sua 1ª etapa na cidade de Pintadas, no período de 17/10/09 à 17/12/09, abordando os seguintes temas:

· Panorama do Ensino de Arte no Brasil;

· Cultura infantil;

· Formação nas linguagens Artísticas: Teatro, dança e artes circense;

· Formação nas linguagens artísticas: Literatura, artes visuais e música;

· Arte, cultura e identidade;

· Montagem coletiva de espetáculo.


Os arte-educadores de Capela do Alto Alegre-BA, que estiveram participando do projeto

foi: Ana Rita, Jaconide e Luciene, os mesmos comentam que foi de grande relevância suas participações, pois além de experiências compartilhadas, descoberta realizada, socialização dos conhecimentos produzidos, surgimento de novas amizades, com certeza hoje um novo olhar acerca do ensino de arte-educação.

“Agora aguardamos a 2ª etapa com muito entusiasmo”, comenta os arte-educadores.


Um comentário:

  1. Nossa galera é massa... nossos trabalhos foram maravilhosos... espero que dê continuidade o projeto... a educação do nosso município só tem a ganhar.
    Ah!Seria maravilhoso poder compartilhar as experiencias com todas as escolas do minicípio.

    ResponderExcluir