quarta-feira, 20 de abril de 2011

Encontro do GT de Educação em Capela


No dia 18 de Abril aconteceu em Capela o GT de Educação da Bacia do Jacuípe. A bacia do Jacuípe é um território de identidade da Bahia, é o agrupamento de municípios através de semelhanças econômicas, culturais e regionais.
O Bacia do Jacuípe é formado por 14 municípios, e existe um comitê chamado de CODES (Comitê de Desenvolvimento Sustentável) que discute, debate , propõe e busca parcerias para execução de ações e políticas públicas para o desenvolvimento do território. Dentro do Codes existem grupos de trabalhos direcionados a cada área por ex: gt de cultura, saúde, esporte, educação etc. Um exemplo é o Projeto “Arte Educação”, que foi produzido e financiado através das discussões do GT de Cultura.
O GT de Educação é bastante ativo e se reúne mensalmente os secretários de Educação e técnicos das secretarias, com objetivo de propor e realizar ações voltadas para educação dos municípios do território.
Neste mês a cidade que sediou o encontro foi Capela, recebendo representantes de 11 municípios, a presença de 7 secretários municipais de educação, a representante do MOC , A diretora da SUPAV Prof Eni Bastos representando a Secretaria Estadual de Educação., o prefeito Dr. Nei , o Sec. de Educação Marcio Welliton e os diretores escolares municipais.
O encontro iniciou com uma reflexão sobre os dados da educação no Brasil. Tendo como pauta a realização de planos de ação definidos para o ano de 2011, como por exemplo a implantação de sistemas de ensino próprios nos municípios, construção de 100% dos Projetos Políticos Pedagógicos de todas as escolas do território, entre outros.
O MOC apresentou a parceria que efetiva nos municípios na produção e acompanhamento de projetos ligados a educação contextualizada do campo.
A prof Eni apresentou em nome da Secretaria Estadual o pacto todos pela escola que o estado está firmando com os municípios em regime de colaboração para acelerar alcançar dez metas para educação (ver no próximo post). Este pacto e as metas para nosso município e escolas serão apresentando em um encontro em breve.
A escola Jairo Carneiro na pessoa da Diretora Daisy e Coordenadora Simone apresentaram projetos desenvolvidos na escola. O projeto do Instituto Ayrton Senna ( Acelera e Se liga) Que ensinam e aceleram os alunos com dificuldade de leitura ou não sabem ler e escrever. Também foi apresentado o projeto “feira de Arte e Poesia” realizado em Dezembro pela escola.
Durante a tarde foi discutido pelo GT as ações prioritárias para o primeiro semestre, e a construção do fórum de educação do território. Ficou acordado que o próximo encontro será realizado na cidade de Quixabeira.
O encontro foi bem recebido pelos secretários de educação, elogiando a receptividade de nossa cidade, esperamos em breve os próximos encontros e informando o resultado das atividades do grupo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário