quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Acontece 2º encontro do Progestão


http://nte8barreiras.files.wordpress.com/2010/07/progestao1.jpg?w=454&h=108            Nesta quinta feira aconteceu o segundo encontro do ProGestão - Formação de Gestores Escolares - no Cetep com a presença dos diretores, coordenadores e pessoal de secretaria das unidades escolares.
         Neste encontro as equipes escolares apresentaram as atividades desenvolvidas nas escolas, reuniões com professores, funcionários e pais de alunos apresentando a proposta do ProGestão nas escolas.
        No segundo momento houve a apresentação das equipes escolares sobre o estudo do modulo I , com temas relacionados a comunidade escolar. Nas discussões houve um debate bastante interessante sobre a função social da escola e a importancia de sua presença nas comunidades.
        A coordenação do ProGestão é realizada pelas tutoras Cleide Rios e Pollyanna Borges. Estaremos aguardando o próximo encontro.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8UGBjZhBpFt5djDXF_V9cEsMFL-CJLSkytFxATe5IHDRlvX-nohaFOxgidUQihCsh8e76F4LPdCjg7YNE55J6ysJv_yEPcLPW8XfSIDF7kFWFwhm2EBdVLqw_iVQTV5MUQg40Xf65xfMk/s1600/banner.jpg


terça-feira, 9 de agosto de 2011

COORDENADORES DO MUNICIPIO TORNAM SE ESPECIALISTA EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA


                  Neste último sábado,dia 06 de agosto, os Coordenadores Pedagógicos : Cleidenalva Oliveira e Fernando Macedo  que atuam na Secretaria Municipal de Educação, apresentaram a conclusão do Trabalho (TCC) do Curso  de Especialização em Coordenação Pedagógica para uma banca examinadora composta pelos seguintes integrantes: Professora Rosimeire Baraúna, orientadora do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC); O Secretário Municipal de Educação de São Domingos e ex-delegado dos Secretários Municipais de Educação da UNDIME representando o território do Sisal, professor doutorando em educação Jean Mário; a Secretaria Municipal de Serrinha,Mestre em Educação, Gelcivânia Mota da Silva e as tutoras do Pólo Professora Clélia Adriana e Marileide Freitas .
               O curso foi desenvolvido pela UFBA – Universidade Federal da Bahia, através da Escola de Gestores, com Pólo de atuação na cidade de São Domingos. Esta foi mais uma iniciativa do Gestor Público, Dr. Claudinei Xavier Novato e Secretaria Municipal de Educação na figura do Secretário Municipal Márcio Weliton que buscaram firmar mais uma parceria na área de educação na busca da qualificação profissional.
              O curso visa formar especialistas em Coordenação Pedagógica no sentido de contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas ao trabalho docente.

PARTICIPAÇÃO DE CAPELA EM SEMINÁRIOS EM PINTADAS


http://www.sare.is/files/3412/6091/6962/Ray%20of%20light.jpg        O secretario Municipal Marcio Weliton juntamente com as coordenadoras pedagógicas Cileide Peixoto e Ângela Magna ( que estão coordenando o “Programa Alfa Bahia” de alfabetização) participaram nesta segunda – feira (08.08) de um seminário para gestores municipais e professores da educação infantil realizado na cidade de Pintadas.
      Este seminário foi realizado em parceria da Prefeitura de Pintadas e a Prefeitura da cidade de Reggio Emilia, na Itália. Uma cidade de referencia intitulada como a melhor educação infantil do mundo pela revista Newsweek.
http://www.sinop.mt.gov.br/sme/fotos_bancoimagem/48.jpg        Os temas das palestras foram: “Reggio Emilia: A pedagogia da Escuta e Documentação na Educação Infantil” e “ O Atelier e as Cem linguagens das crianças”. Essa atividade é parte de ações que a Prefeitura de Pintadas estará realizando em cooperação com a Prefeitura de Reggio Emilia, e que estará socializando com o GT de educação.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ENTREGA DE CADEIRAS E MESAS NOVAS PARA ESCOLAS


           A Prefeitura Municipal de Capela em parceria com FNDE vem proporcionar qualidade para educação, com este objetivo adquiriu e recebeu nesta sexta feira o mais de 400 kits de mobiliário escolar de qualidade contendo cadeira e mesa, especifica para educação infantil e series iniciais.
             Esse compromisso demonstra a importância que esta dando as escolas da rede municipal. A escola que recebeu a primeira remessa dos kits foi para a Escola Municipal Dr. Jairo Carneiro, para o próximo ano será expandido a outras unidades escolares.http://www.semedbc.com.br/wp-content/uploads/2011/05/MOB1.jpg

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

QUASE 100 MIL REAIS EM RECURSOS PARA ESCOLAS - PDE INTERATIVO


         Para orientar as escolas em busca da melhoria da qualidade de ensino e fortalecer o sistema de gestão escolar, o Ministério da Educação (MEC) lança o "PDE Interativo" para apresentação da nova metodologia de trabalho para este ano.
        O plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-ESCOLA) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para garantir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em  constante mudança.
      O PDE é considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
            
     O município de Capela foi contemplado com o recebimento de recursos do PDE Escola para 04 escolas municipais são elas:
Escola Municipal Joana Rios, Carneiro ribeiro, Cassimiro Rodrigues e Centro Educacional Manoel Geraldo carneiro (ver tabela abaixo). A Secretaria Municipal de Educação realizará encontros com o objetivo de orientar e esclarecer sobre a execução das ações pedagógicas e financeiras do plano, enaltecendo os pontos: Regimento, proposta pedagógica e conselhos Escolares. Conciliando com momentos de reflexões sobre como utilizar o recurso em prol do desenvolvimento da escola  deixando bem  claro a importância da participação de toda a comunidade escolar e repassou a mensagem de que PDE não é só um recurso financeiro, mas sim pedagógico, pois a escola tem que garantir o ensino-aprendizagem com foco no aluno.
  

ESCOLA
VALOR
ESCOLA MUNICIPAL JOANA RIOS
20.000,00
ESCOLA MUNICIPAL CASSIMIRO RODRIGUES DOS SANTOS
20.000,00
ESCOLA MUNICIPAL CARNEIRO RIBEIRO
20.000,00
CENTRO EDUCACIONAL MANOEL GERALDO CARNEIRO
34.000,00
TOTAL
94.000,00

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Equipe de Coordenação lança programa de formação dos Descritores da prova Brasil


           Na ultima reunião de formação e planejamento com os coordenadores pedagógicos municipais, foi apresentado a proposta de realizar formação com professores da rede municipal para entender e compreender o que são os descritores da Prova Brasil, as habilidades apresentados nestes descritores para que os professores possam trabalhar com atividades nas escolas.
          Nosso município atingiu ótimos índices no IDEB de 2009, porem não quer dizer que devemos parar por ai, ainda estamos longe de termos alunos com a educação compatível com a série.
Após realização de um simulado com a Prova Brasil em 2010, constamos o cenário das nossas turmas, e quais descritores necessitam de uma intervenção imediata.
O roteiro de formação será a seguinte:

1. O que são os descritores.
2. Apresentação dos descritores de Português e Matemática.
3. Analise dos descritores muito críticos de Português e Matemática
4. Compreender a função dos descritores críticos
5. Sugestão de atividades